quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conceitos de Juventude, experiência e conhecimento por Walter Benjamin



Benjamin atribui a juventude um espírito capaz de transformar a sociedade, porque vivido, pulsante, critico, um espirito nao conformado pelo desenvolvimento continuo da história. O mundo que os adultos reservam aos jovens é de plena decadencia e estagnação visto que os mesmos nao tem sensibilidade de acordo com a historia para poesia e arte. O movimento da juventude era o oposto do movimento da vida adulta onde é rotineiro desprovida de crítica pobre intelectualmente e carente de entusiasmo.

Na visão de walter benjamin a juventude pretende mudar a história, dar a ela um novo rumo, menos rotineiro, mais glamuroso e animado, com mais atitudes, poesias e vida.

 È fato que quando você ve um adulto e sua rotina e compara com um jovem, é evidente as diferenças. Um adulto tem sua rotina fechada, acorda tendo em vista tudo que tem que fazer e todas suas responsabilidades, um jovem por sua vez ainda esta decidindo e fazendo suas escolhas, não tem uma rotina fechada, e por muitas vezes a palavra " rotina " se torna assustadora e repugnante.









Executivo - Bem sucedido, sucesso, dinheiro e realizações profissionais, qual o lado ruim? Pagar com uma rotina dura e cruel com muito esforço 99% de dedicação 1% de sorte.







Jovens - São assim, aventureiros por natureza, diversão, sem compromissos traçados quase sempre, qual o lado ruim? Ser Jovem sem responsabilidades e um objetivo profissional, uma rotina para seguir e alcançar objetivos, não é fácil e não é confortável saber que vai depender sempre de alguém para seu conforto.





È difícil aceitar mas a transição da juventude para a vida adulta é uma ordem natural da vida do ser humano, buscar a independência para fazer tudo que deseja tem como onus entrar na rotina para buscar sucesso e talvez no fim da vida conseguir retomar algumas "aventuras".



Quanto mais esquecido de si mesmo está quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutada. 
(Walter Benjamin)

 
Para se alcançar um conceito mais profundo de experiência é imprescindivel, contar junto ao conceito de unidade, com o conceito de continuidade, e nas idéias há de ser possível demonstrar o fundamento da unidade e da continuidade não só de uma experiência, não só cotidiana ou cientifica, como também metafisica. deve demonstrar-se a convergência da idéia no conceito supremo de conhecimento (Benjamin, 1971 p.110)

De acordo com Benjamin a experiência não pode se resumir sendo apenas uma representação sublimada de um eu individual, e sim construida coletivamento e por conseguinte, compartilhada.









Essa é a base dos conceitos elaborados por Walter Benjamin mas não é simples resumir conceitos tão bem elaborados tendo em vista que o Grande Filosofo não acha respostas e sim duvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário